O ladrão é algo enigmático. Onde a maioria dos heróis segue as leis , o ladrão a quebra livremente. Suas habilidades são inestimáveis quando infiltrando em uma fortaleza inimiga ou para recuperar artefatos valiosos de ladrões sem talento. Para a maioria dos ladrões aventureiros , o mais importante não é o dinheiro , mas o desafio.
Equipamentos: Bumerangues , Adagas , Espadas Leves e Facas de Arremesso. Armaduras Leves.
Usam Estamina.
Classes Avançadas: Ninja , Assassino e Corsário.
Nível 1:
Furto
Tipo:Ação Rápida Alvo: único
Com a perícia Furto , o ladrão pode saquear um loot de um monstro sem que ele seja derrotado. O ladrão precisa vencer em um teste resistido de Agi contra PER do monstro alvo.
Roubo de Gil
Tipo:Ação Rápida Alvo: único
O mesmo objetivo que a habilidade anterior porém ela pode ser aplicada contra qualquer tipo de NPC. O Ladrão deve passar em um teste resistido de Agi contra PER do alvo , caso consiga passar ele receberá 1d100 Gil.
Segurar
Tipo: Passiva
O Ladrão pode pegar projéteis disparados contra ele e guardar em seu inventário. Em regras ele pode rolar um dado comum de esquiva e se conseguir pode rolar um teste resistido de DEX contra DEX para tentar pegar o projétil (Caso ele falhe não levará o dano).
Mug
Tipo:Ação Rápida Alvo: único
Uma punhalada em um oponente ao mesmo tempo em que realiza o saque. Em regras a metade do dano é igual ao valor de Gil roubado do alvo (Só funciona em batalhas contra NPC's) e obviamente necessita da perícia FURTO.
Estamina: 2
Dano: Dano comum
Arremesso de Pedra
Tipo:Ação Rápida Alvo: único
Uma forma usada como distração pelos ladrões é o arremesso de pedras. Isso não é necessariamente uma habilidade mas somente os ladrões conseguem a brecha perfeita para deixarem os inimigos distraídos durante um ataque. Em regras quanto maior for a PER do alvo mais difícil será seu teste de PER para NÃO perceber a pedra que não é arremessada contra ele e sim próximo. O alvo ficará sem agir por 1 turno caso não tenha percebido o Ladrão ali.
Roubar Acessório
Tipo:Ação Rápida Alvo: Único
O ladrão rouba o acessório utilizado pelo NPC. Em regras necessita de um teste resistido de Agi contra PER do alvo.
Estamina: 4
Nivel 2:
Roubar Armadura
Tipo:Ação Rápida Alvo: Único
O ladrão rouba Armadura utilizada pelo NPC. Em regras necessita de um teste resistido de Agi contra PER do alvo.
Estamina: 6
Roubar Escudo
Tipo:Ação Rápida Alvo: Único
O ladrão rouba o Escudo utilizado pelo NPC. Em regras necessita de um teste resistido de Agi contra PER do alvo.
Estamina: 6
Roubar Elmo
Tipo:Ação Rápida Alvo: Único
O ladrão rouba o Elmo utilizado pelo NPC. Em regras necessita de um teste resistido de Agi contra PER do alvo.
Estamina: 8
Roubar Arma
Tipo:Ação Rápida Alvo: Único
O ladrão rouba a arma utilizada pelo NPC. Em regras necessita de um teste resistido de Agi contra PER do alvo.
Estamina: 8
Rota de Fuga
Tipo:Passiva
O Ladrão pode fugir de qualquer batalha contra qualquer criatura a não ser que esteja preso ou cercado.
Montar Armadilha
Com a perícia Armadilhas , um Ladrão pode montar armadilhas a partir de projéteis , bombas , venenos e etc. Ele deve fazer isso enquanto estiver fora de batalha para que a use durante a batalha. Existem vários tipos de armadilhas e as mais comuns são as minas que devem ser colocadas a partir de uma ação oculta e só percebida por um teste de PER contra INT do Ladrão. Outra vantagem é que o Ladrão fica imune a outras armadilhas até mesmo as mágica caso sua PER for superior a 16.
Nivel 3:
Pilfer HP
Tipo:Ação Rápida Alvo: Único
Habilidade semelhante a Leech onde o Ladrão rouba o PV do alvo e cura a si mesmo. Em regras ele pode roubar um número de PVs igual ao seu Dano.
Estamina:12
Dano: Dano comum.
Pilfer MP
Tipo:Ação Rápida Alvo: Único
A Mesma Habilidade que a de cima porém rouba MP e o transforma em St para curar o ladrão. Segue a mesma regra de danos.
Estamina: --
Dano: Dano comum.
Steal Heart
Tipo:Ação Rápida Alvo: Único
O Ladrão rouba o coração , a paixão , o amor do NPC do sexo oposto (não funciona com monstros). Em regras o alvo deve resistir em um teste de WIl contra CAR do ladrão , caso perca receberá o Status negativo Charm durante 4 turnos. Necessita da perícia Sedução.
Estamina:12
Steal Insanity
Tipo:Ação Rápida Alvo: Único
Similar a habilidade anterior porém funciona com monstros e NPC's que perdem a noção durante a batalha ficando furiosos e sem controle. Segue as mesmas regras que a habilidade anterior mas o teste passa a ser Will contra Will e causa o Status Negativo Beserk durante 4 turnos. Necessita da perícia Intimidação.
Estamina 12
Nível 4:
Dança das Adagas
Tipo:Ação Rápida Alvo: Único
O Ladrão literalmente dança na frente do inimigo executando 4 golpes com sua adaga em 4 pontos vitais do corpo do oponente. Em regras o inimigo afetado fica com o status negativo Wounded. O Oponente pode tentar esquivar dos 4 golpes.
Estamina:16
Dano: (Dano normal da arma + Bonus de For + 2 ) x 4
Roubar Habilidades
Tipo:Ação Rápida Alvo: Único
O Ladrão deve executar um teste difícil de Agi após o inimigo utilizar uma habilidade. Caso passe no teste ele ganhará a habilidade porém utilizará a energia que o Job dela usa e em regras quando um Job possui uma habilidade da energia que ele não possui (um Ladrão com Blizzard sem ter Mago Negro como segunda classe) apenas poderá utilizá-la 1 vez por batalha (até duas vezes sacrificando todo sua energia) , ou seja se um Ladrão possui Estamina e utilize Blizzard duas vezes ele terá sua Estamina reduzida a 0 após o segundo uso. A Habilidade ficará eternamente com o Ladrão. NÃO SE PODE ROUBAR HABILIDADES DE ALIADOS.
Estamina:18